A cultura sul coreana vem conquistando cada vez mais seu espaço no cenário atual, não somente por seus diversos produtos dermocosméticos e pela famosa rotina de skincare das coreanas, como pelo estilo musical conhecido por Kpop, que se tornou uma febre mundial.

Outro sucesso advindo do País, é a produção cinematográfica Parasita, do diretor Bong Joon Ho (mesmo de Okja), que chamou a atenção por ser o primeiro filme cujo idioma não é o inglês a ganhar o Oscar de Melhor Filme, vencendo outras três categorias: diretor, roteiro original e filme estrangeiro.

Além destes, destaca-se os Dramas, conhecidos como doramas ou novelas coreanas, que vem alcançando um público cada vez mais extenso conforme os veículos de acesso a estas se tornam mais acessíveis.

A origem do termo Dorama veio da maneira como os Japoneses se referiam as novelas locais, conhecidas como terebi dorama (drama de televisão), que acabou sendo utilizado de forma mais ampla para descrever os J-drama (Japoneses), K-drama (Coreanas), C-drama (Chinesas), e outros.

Image for post

A invasão japonesa na Coreia, foi o que levou ao desenvolvimentos dos dramas asiáticos, uma vez que apenas as transmissões em radionovelas eram permitidas como forma de entretenimento no idioma coreano.

A adaptação para a televisão, surgiu a partir da inauguração do canal de Tv coreano KBS, na década de 60, sendo inspirados nos conteúdos transmitidos pela mídia ocidental.

Com o sucesso adquirido, as novelas se expandiram por toda a Ásia, sendo produzidas na Tailândia (lakorns ou thai-drama) e na China (C-drama), Japão (J-drama) e Coreia do Sul (k-drama) sendo os dois últimos responsáveis por produzirem os dramas mais populares.

Normalmente, essas novelas são exibidas duas vezes por semana na televisão e sua duração varia de acordo com a nacionalidade; o mais comum são 16 episódios de 60 minutos cada e, raramente, possuem mais de uma temporada.

Para nós que estamos acostumados ao formato das novelas ocidentais, como brasileiras e mexicanas, por exemplo, sentimos certa estranheza ao assistir pela primeira vez um dorama. Isto, porque existem algumas diferenças entre elas, que estão muito relacionadas ao fator cultural.

Nos dramas, as demonstrações de afeto são mais contidas e dependem muito do grau de relacionamento entre os personagens, e o lugar que eles ocupam na hierarquia social coreana (na Coréia pessoas mais velhas devem ser sempre respeitadas pelos mais novos, assim como aqueles que estão em uma posição mais elevada em nível social, por exemplo).

As cenas românticas estão mais ligadas a conversas e ações entre os personagens do que a beijos bem elaborados e momentos calientes (risos), o que pode até ser meio frustrante em alguns momentos.

As tramas podem ser mais realistas, possuir elementos de fantasia, muita ação, mistério, romance, e outros, vai tudo depender do gênero escolhido para assistir.

Image for post

Agora que deixei vocês devidamente introduzidos, segue uma lista com indicações variadas de bons doramas, de acordo com o senso crítico apuradíssimo, que consiste em uma banca avaliadora composta por eu mesma e universitários. \O/

Boys Before Flowers (2009):

O primeiro Dorama que assisti, e um queridinho até hoje. A história é voltada para Jan Di ,uma garota normal filha de uma família com 4 pessoas que possuem uma tinturaria, onde ela trabalha ajudando seu pai nas entregas das roupas.

Um dia, enquanto levava a roupa de um estudante na melhor escola do país, a Escola Shinwa, ela acidentalmente o salva de cometer suicídio.

Devido a repercussão do acontecido, e por sua atitude, ela ganha uma bolsa de estudos nessa mesma escola que é voltada para a Elite da Coreia, aonde um grupo de 4 estudantes que são chamados de F4 (Flowers 4), possuem a admiração e o respeito dos demais alunos.

Certa vez, uma amiga de Jan Di acaba se envolvendo em um pequeno incidente na escola, e para defendê-la, a protagonista enfrenta o líder dos F4, Goo Joon Pyo, que consternado com a afronta, faz de tudo para fazer a vida dela se tornar insuportável.

Como a garota parece não desistir, mesmo diante das provocações causada por ele, Joon Pyo começa a desenvolver um sentimento diferente por ela, que por sua vez começa a sentir algo por outro membro dos F4, Yoon Ji Hoo, que é um rapaz frio e fechado no seu mundo, mas que aos poucos, começa a se abrir ao exterior e ao amor, tornando-se um rival em potencial de seu amigo Goo Joon Pyo.

Episódios: 25

Disponível na Netflix e no Viki Doramas

Image for post

Personal Taste (2010):

Este Drama é baseado em um livro que gira ao redor da vida do arquiteto Jeon Jin-ho, que é maníaco com limpeza e tem um talento super especial, para reconhecer os sentimentos das mulheres.

A história se complica quando para ganhar um projeto em uma competição contra outras empresas de arquitetura, ele vai viver numa casa feita por um grande arquiteto, para conhecer melhor seus detalhes.

No entanto, esta é habitada por Park Kae-in,a filha deste arquiteto, que acaba de passar por momentos conturbados ao ser abandonada pelo namorado e traída pela melhor amiga, e apenas permite que Jin-Ho more junto dela por pensar que ele é gay, e por não saber de suas segundas intenções.

A princípio, a Sinopse não parece muito atraente (o que acontece com a maioria dos dramas), no entanto, a história é muito divertida e envolvente, fazendo com que criemos aquele amor platônico pelos personagens e tenhamos aquela dificuldade de superar a trama no final.

Episódios: 16

Disponível na plataforma Viki Doramas

Image for post

Big (2012):

Neste drama, ao se envolver em um acidente de trânsito, Kang Gyung Joon (Shin Won Ho) de 18 anos descobre que seu espírito se apoderou do corpo de Seo Yoon Jae (Gong Yoo), um médico bem-sucedido que é o noivo de Gil Da Ran (Lee Min Jung), sua professora.

A situação fica ainda mais complicada quando o novo Yoon Jae se apaixona por outra mulher, Jang Ma Ri (Bae Suzy), que está determinada a recuperar o homem que ama do corpo do homem mais velho.

Sei que a sinopse deixa a gente na linha tênue entre o confuso e a comparação com o filme “ E seu eu fosse você”, no entanto, posso garantir que apesar de não parecer tão promissora, a história vale a pena e compensa qualquer mal julgamento prévio que fazemos em nossa cabecinha.

Episódios: 16

Disponível na plataforma Viki Doramas

Image for post

Pinocchio (2014):

Pinocchio conta a história de Choi In Ha (Park Shin Hye), uma garota que possui uma síndrome de Pinóquio, que faz com que ela soluce sempre que vai contar alguma mentira. Quando pequena, Choi In Ha é levada por seu pai para viver com seu avô, sendo obrigada a afastar-se da mãe, uma repórter, por causa da separação dos pais.

Ao chegar na pequena cidade e reencontrar o avô, ela conhece Choi Dal Pol (Lee Jong Suk), um garoto adotado por seu avô, que devido a sua demência acredita ser seu filho perdido. Como o garoto afirma não ter lembranças de sua família, acaba ficando sob os cuidados da família de In Ha, e mesmo com o passar dos anos, os dois continuam vivendo juntos como tio e sobrinha.

Choi In Ha acaba se tornando jornalista de TV, junto de Choi Dal Po, cuja aparência desleixada não faz jus a sua verdadeira capacidade; e os demais novatos, Seo Bum Jo (Kim Young Kwang) um herdeiro rico, que possui tudo o que deseja; e Yoon Yoo Rae (Lee Yoo Bi), que utiliza seus conhecimentos de fangirl para cobrir as notícias.

Pinocchio, é uma daquelas histórias que possui uma série de emaranhados, que fica até difícil conseguir explicá-la de uma maneira mais didática, contudo, o ideal é ter a oportunidade de assistir esse dorama e ter sua própria experiência a esse respeito.

Episódios: 20

Disponível na plataforma Viki Doramas

Image for post

(2016):

É possível viver no mesmo lugar, no mesmo período de tempo, mas em uma dimensão completamente diferente? Oh Yeon Joo (Han Hyo-Joo) é uma residente de cirurgia cardiotorácica do segundo ano.

Seu pai, um famoso artista dos quadrinhos W cujo personagem principal é Kang Chul (Lee Jong Suk), desaparece subitamente um dia e, logo depois, a própria Yeon Joo é sequestrada por um homem estranho, coberto de sangue, e levada para outra dimensão.

Kang Chul, vítima de uma tragédia familiar, é um medalhista de ouro olímpico em tiro esportivo e um empreendedor milionário, além do personagem principal dos quadrinhos W.

Como será que seu mundo se interligará com a outra dimensão de Yeon Joo? Será Kang Chul a única pessoa que poderá ajudar Yeon Joo a escapar do universo paralelo?

W é sem duvidas um dos doramas mais bem elaborados que já assisti. Possui uma arte incrível, um enredo que funciona e personagens bem desenvolvidos.

Episódios: 17

Disponível na plataforma Viki Doramas

Image for post


Cheese in the Trap (2016):

O drama conta a história de uma estudante universitária Hong Seol (kim go Eun) que trabalha duro para manter seus estudos e vê sua vida virar de cabeça para baixo quando se envolve com Yoo Jung (Park Hae Ji), um estudante conhecido por ser “perfeito em tudo”, porém para ela, Yoo Jung é na verdade misterioso e cheio de segredos.

O drama é baseado no webtoon (história em quadrinhos) do mesmo nome, escrito por Soon Ki.

Gosto muito desse drama, por ele ser passar em um ambiente acadêmico, pelos personagens secundários serem bem desenvolvidos, e pela maneira como a história de cada um é interligada a dos protagonistas.

O elenco é incrível, e a adaptação do drama ficou impecável. E apesar das críticas ao final, este foi realista, nada óbvio e um tanto quanto sugestivo.

Episódios: 16

Disponível na Netflix e no Viki Doramas

Image for post


Romance is a bonus book (2019):

Cha Eun Ho (Lee Jong Suk) e Kang Dan Yi (Lee Na-Youg) são amigos próximos de longa data. Eun Ho é um escritor e o editor-chefe mais jovem de sua editora, enquanto Kang Dan Yi costumava ser um redatora popular, mas que por abrir mão da carreira para se dedicar ao casamento e a família se encontra divorciada, sem dinheiro e desempregada.

Apesar de sua situação, Dan Yi busca entrar no mercado de trabalho e recuperar sua estabilidade de forma independente, sem preocupar aqueles que estão a sua volta.

Embora tenha tido uma carreira promissora no passado, ela encontra dificuldades em se restabelecer no mercado de trabalho, e só consegue um novo emprego em uma editora mentindo a respeito de sua trajetória.

Em sua nova jornada, Dan Yi e Eun Ho se tornam cada vez mais próximos, e acabam se abrindo mais profissionalmente e sentimentalmente.

Romance is a bonus book, é um drama que aborda a diferença de idade entre os personagens, e demonstra a forma como os sentimentos são mutáveis, assim como a própria vida e os objetivos.

Também traz a competição no mercado de trabalho e as consequências que nossas escolhas podem ter sobre nosso futuro.

Episódios: 16

Disponível na Netflix

Image for post


The King: Eternal Monarch (2020)

O Drama mais recente da lista, é um original Netflix e traz a história de mundos paralelos. Em um, Lee Gon (Lee Minho) é um imperador coreano que assistiu ao assassinato de seu próprio pai quando era criança.

Hoje, na vida adulta, atravessa um portal aberto por demônios que o leva para outra realidade, na qual conhece a detetive Jung Tae-eul (Kim Go-eun), a qual ele procura desde a noite em que perdeu seu pai, através de um crachá.

A história se passa entre dois períodos, os anos 90 e a atualidade, e dois mundos diferentes: em um deles os reis e dinastias ainda são uma realidade na Coreia do Sul, com imperadores e castelos em meio ao grande avanço tecnológico, enquanto em outra, mais fiel à realidade, a república já foi adotada e os presidentes governam o país.

Inicialmente a história é bem confusa, devido ao tempo e as realidades paralelas, mas a medida que tudo vai se desenvolvendo a gente se situa e acompanha com mais facilidade. Os atores são talentosos e possuem uma ótima química, e apesar do roteiro ter suas falhas, num geral ele se desenvolve bem.

Episódios: 16

Disponível na Netflix

Image for post

Bom, espero que tenham gostado da lista! E apesar de terem coisas em comum como muito Lee Min Ho e Lee Jong Suk (o que não exatamente é um ponto negativo rsrs), cada enredo tem suas peculiaridades que fazem compensar o tempo despendido.

Aguardo nos comentários a opinião de vocês sobre esses e demais doramas que já tenham assistido e que acham que deveriam constar aqui.

Até a próxima!

Image for post

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *