O filme está em circulação pelo É Tudo Verdade: Festival Internacional de Documentários, edição 2020.

Em Wuhan, capital da província da China central, um camburão ocupado por fiscais se dirige a uma rua controlada pela máfia… Todavia, passa batido pelos criminosos quando chega ao local.

Em Cidade dos Sonhos, verdadeiro alvo são os comerciantes de rua e, em especial, um idoso de aparência frágil chamado Wang Tiancheng. A princípio, apenas dono de uma vendinha que emprega a mão de obra de sua família, ele é a grande oposição ao projeto de gentrificação do espaço por parte do Estado, cujo objetivo é varrer para debaixo do tapete tudo que destoa da visão higienista de futuro.

Autoritarismo, gentrificação e contradições

A  progressão dramática construída pelo documentarista chinês Weijun Chen em “City Dream” (título de distribuição norte-americano) expõe o autoritarismo em suas desproporções. Não apenas nas imagens de confronto, mas também (e principalmente) através dos paralelismos entre ambas partes do conflito. Os fiscais que asseguram o cumprimento da ordem também são regidos pelas forças da tirania. Em dado momento, um jovem fiscal retorna ao seu posto de trabalho logo depois de um embate com Wang apenas para receber questionamentos de seu superior.

Contudo, essa rejeição de uma dinâmica simplista de martírio elabora relações mais complexas com a paisagem urbana  do que a camada visível da luta de classes. As tensas relações interpessoais no seio da família Tiancheng se reportam aos sítios em dimensão afetiva. Ligando, de maneira indissociável, os direitos de ocupação e memória. Nesse sentido, é particularmente marcante, a cena em que o filho e a cunhada de Wang retornam a casa onde moravam. No local, percebem que só a exterioridade assegura a sobrevivência dos sonhos uma vez construídos ali.

À nível superficial, pode-se considerar o desfecho de Cidade dos Sonhoscomo indício da humanidade (ainda) restante em alguns homens da lei. Porém, ela sozinha não consegue apaziguar a violência registrada. Impedidos de usar força física, os serventes se defendem das ofensivas do senhor Wang, atacando uma parte de seu espírito que não pode ser reconstruída ainda que, mesmo ferida, ela prevaleça.

Imagem: Divulgação “It’s All True”

Sobre o filme:

SINOPSE

Um vívido, e muitas vezes cômico, retrato de um vendedor de rua idoso, tenaz e turrão em uma contenda com funcionários públicos de Wuhan, maior cidade da região central da China.

FICHA TÉCNICA

Cidade dos Sonhos | China | 102′ | 2019

Direção: Weijun Chen
Informações: Digital | Colorido
Diálogos: Chinês
Legenda: Português
Classificação: Livre

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *